É uma das formas mais econômicas para o incremento do coeficiente de segurança em taludes de grandes dimensões, especialmente em barragens ou minerações.
Sua execução é através da perfuração do maciço com equipamentos apropriados, podendo alcançar comprimentos de até 200 metros. Posteriormente instalam-se tubos filtros e finalmente preenche a perfuração com pré-filtro de areia. Sua execução muito se assemelha a poços para rebaixamento de lençol freático, porém na condição sub-horizontal.
Em construções civis, como por exemplo, obras de estradas, edifícios residenciais/comerciais, o DHP possui uma metodologia mais simplificada, sendo composto por um tubo de PVC perfuração em quase toda sua extensão, envolto por um revestimento filtrante que retém os finos do maciço permitindo apenas a percolação de água para seu interior.
Exemplo real de incremento de coeficiente de segurança apenas com a instalação de DHP’s, sem a necessidade de qualquer outro sistema de suporte.
Obviamente existem inúmeras variantes executivas para a execução de Drenagem de Maciços, as quais devem ser compatibilizadas com a geologia, requisitos de projeto, normas técnicas, disponibilidade de equipamentos e exigências do contratante, devendo estas serem seguidas na integra.